A cidade de Recife (PE) recebeu o Encontro Nacional dos Coletivos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), reunindo centenas de educadores, dirigentes sindicais e especialistas da educação pública de todas as regiões do país. A atividade teve como objetivo principal promover o debate sobre os desafios da educação, fortalecer a atuação sindical e construir estratégias conjuntas de mobilização.
O evento reuniu representantes sindicais de todo o país para debater os desafios da educação pública e a agenda de lutas da categoria diante do atual cenário político e social e contou com a presença de importantes lideranças políticas e sindicais, como a secretária-geral da CNTE, Fátima Silva, a senadora Teresa Leitão, e representantes da Internacional da Educação da América Latina (IEAL). Também participaram parlamentares comprometidos com a pauta da educação, como a deputada estadual Bia de Lima, de Goiás.
O presidente da CNTE, Heleno Araújo, destacou a importância do evento:
“Reunir todos os coletivos em um mesmo espaço amplia a nossa visão das ações que vêm sendo desenvolvidas nos estados e inspira novas formas de organização e luta. Este é um momento estratégico para reafirmarmos nosso compromisso com uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada.”
Durante sua participação, Bia reafirmou seu compromisso histórico com a educação e com a classe trabalhadora, destacando a importância da mobilização sindical e da atuação parlamentar em defesa dos direitos sociais. “É hora de derrotar o ódio, defender a soberania nacional e reconstruir o Brasil com justiça, emprego e oportunidades para todas e todos”, afirmou.
A deputada ressaltou que, apesar dos avanços promovidos pelo governo do presidente Lula, o momento exige vigilância e organização para impedir retrocessos. “Não podemos baixar a guarda. Precisamos fortalecer nossas entidades, manter a mobilização e garantir que nenhum direito conquistado seja retirado. Só com luta e unidade conseguiremos ir além”, destacou.
“Devemos reeleger o presidente Lula em 2026 e eleger um Congresso comprometido com o povo, alinhado com o governo e com pautas sociais importantes, como o fim da escala 6X1, a taxação das grandes fortunas e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5mil. Em 2026 é Lula outra vez!”
Bia também frisou que os ataques à educação e aos serviços públicos não ocorrem apenas no plano federal. Em Goiás, a deputada tem se posicionado com firmeza contrapropostas que precarizam o serviço público e tem defendido o cumprimento de direitos como o pagamento do piso dos professores, a data-base e a valorização dos profissionais da educação, administrativos e docentes.
Durante o encontro, a deputada também ressaltou a importância de fortalecer as cadeias produtivas do país para impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar empregos de qualidade. “Para reconstruirmos o Brasil, é fundamental valorizar as cadeias produtivas nacionais, investindo em políticas que garantam a qualificação da mão de obra e o apoio aos setores estratégicos. A educação pública, gratuita e de qualidade é a base para formar profissionais preparados e fortalecer essas cadeias, essenciais para o crescimento sustentável e justo do nosso país”.
“O Congresso da CNTE é um espaço fundamental para fortalecer nossa articulação nacional, trocar experiências e ampliar nossa capacidade de enfrentamento. A educação precisa ser prioridade de verdade, com investimento, valorização e diálogo permanente com os trabalhadores e trabalhadoras da área”, completou.