Projeto de Bia de Lima para formação de gestores de trânsito e mobilidade se torna lei

Na justificativa da matéria, a deputada esclarece que o intuito é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e para a redução dos índices de acidentes de trânsito em Goiás.

Passa a vigorar como legislação a Política Estadual de Formação de Gestores Municipais de Trânsito e Mobilidade, de iniciativa da deputada Bia de Lima (PT). Autorizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a medida foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado como a Lei Estadual nº 23.466/2025.

Na justificativa da matéria, a deputada esclarece que o intuito é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e para a redução dos índices de acidentes de trânsito em Goiás.

“A nossa proposta de lei visa a promover a melhoria da gestão de trânsito e mobilidade em todos os municípios goianos, garantindo a formação adequada dos gestores responsáveis por essa área tão importante para a segurança e o bem-estar da população. Além disso, a Educação Profissional Tecnológica de Goiás (EPT-GO) poderá se tornar um centro de referência nas áreas de trânsito e mobilidade”, detalhou Bia de Lima na argumentação da propositura.

O evento reuniu movimentos sociais, sindicatos, pastorais, coletivos ambientais, organizações estudantis e populares, e neste ano teve como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia” — frase que sintetiza o espírito de mobilização em tempos de desafios sociais, ambientais e institucionais.

Durante o dia, foram ofertados serviços gratuitos, especialmente nas áreas de cidadania e saúde, como consultas odontológicas, com clínico-geral e oftalmologista. Exames de mamografia, ultrassonografia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e auriculoterapia, castração de pets, cursos profissionalisantes e atividades recreativas também devem atrair o público.

A obra, que teve início no mês de fevereiro, vai garantir melhores condições de trabalho para os servidores e mais eficiência na fiscalização ambiental.