Defesa do servidor: “o problema é muito grave”, diz Bia de Lima ao cobrar soluções para o Ipasgo Saúde

Como exemplos de problemas, Bia de Lima apontou o aumento dos preços para novos contratantes, as filas extensas nas unidades presenciais, a demora para autorização de exames e o descredenciamento de muitos profissionais de saúde.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) cobrou melhorias no funcionamento do Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). Membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos, a parlamentar afirmou que “o problema é muito grave” e que está preocupada com a situação do plano, bem como dos serviços oferecidos aos beneficiários.

“Sou membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos, venho há muito tempo me preocupando com as questões do Ipasgo. Desde as recentes mudanças implantadas na gestão, o atendimento aos servidores e seus agregados está piorando de forma contínua. Agora, o plano tem regras do setor privado e isso tem dificultado tudo, inclusive a participação dos sindicatos que estavam cientes das discussões sobre o instituto”, afirmou a parlamentar.  

Como exemplos de problemas, Bia de Lima apontou o aumento dos preços para novos contratantes, as filas extensas nas unidades presenciais, a demora para autorização de exames e o descredenciamento de muitos profissionais de saúde.

“A situação é seríssima e a tendência é só piorar. Venho falando isso há muito tempo. As pessoas estão esperando cinco horas na fila, três dias pela liberação de exame de sangue, o aumento da-coparticipação, estão ficando até mesmo sem atendimento. O custo disso é muito alto para os usuários”, ressaltou a parlamentar.

Ainda de acordo com a deputada, ela sempre defendeu o Ipasgo como o plano de saúde dos servidores, no entanto, a situação está se agravando diariamente.

“Um dos grandes problemas é não apresentarem soluções, estão sem saber o que fazer. A situação é muito séria, tudo vai aumentar até o momento que as pessoas não vão ter condições de pagar e vão migrar para outro plano, o que é um absurdo. Eu sempre defendi o Ipasgo como o nosso plano, sempre cobrei resolutividade, mas estou quase impossibilitada de fazer isso”, concluiu ela.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.