Defesa das Mulheres: Bia de Lima transfere o comando da Procuradoria Especial da Mulher para a deputada Dra. Zeli

Para Bia, a Procuradoria Especial da Mulher é formada por uma equipe que oferece pronto atendimento a todas as mulheres que precisam de apoio, acolhida e proteção.

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 11, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada Bia de Lima (PT) transferiu o comando da Procuradoria Especial da Mulher para a deputada Dra. Zeli (UB), que passa a ser a terceira parlamentar a dentre as quatro que compõem a 20ª Legislatura, a estar à frente do órgão.

Um projeto que teve início no Gabinete 13 e foi ampliado pela Casa Legislativa Estadual, a Procuradoria é considerada um marco histórico para o Estado e tem uma importância crucial nas políticas públicas de inclusão e empoderamento feminino.

“Recebi essa responsabilidade das mãos da companheira Rosângela Rezende e hoje passo para a Dra. Zeli, com a certeza de que a Procuradoria é um espaço de atuação em favor de todas as mulheres do estado de Goiás. Durante este período pudemos reforçar o nosso compromisso de ocupação dos espaços e, principalmente, de fortalecer a pasta, para que as mulheres goianas saibam onde há proteção, respeito, multiplicidade e zelo com a vida de cada uma”, afirmou a deputada Bia de Lima.

Para Bia, a Procuradoria Especial da Mulher é formada por uma equipe que oferece pronto atendimento a todas as mulheres que precisam de apoio, acolhida e proteção. “Apesar das dificuldades, seguimos rompendo barreiras para garantir o empoderamento, o direito à vida e à liberdade de todas nós”, reforçou.

Em seu discurso de posse, a nova Procuradora Especial da Mulher falou da honra em assumir o cargo. “É um compromisso com uma luta que sempre esteve presente na minha trajetória pública. Desde que entrei para a política, uma das minhas principais bandeiras tem sido a defesa dos direitos das mulheres, o incentivo à participação feminina e à luta por mais representatividade. Sempre acreditei que as mulheres precisam ocupar espaços de decisão, ter voz ativa e sentir que são parte fundamental da construção de políticas públicas”, disse a Dra. Zeli.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.