Saúde: Bia de Lima prestigia assinatura de termo de cooperação entre Governo Federal e UFCat

A unidade será o primeiro hospital público da região e o próximo passo é a elaboração de planejamento para a contratação de 1.200 pessoas, aquisição dos equipamentos e as adaptações necessárias.

Representando a Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada estadual Bia de Lima (PT) esteve nesta terça-feira, 25, na cidade de Catalão, onde participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre o Governo Federal, a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Prefeitura Municipal de Catalão para transformar o Hospital Aladin Elias em um hospital público universitário que passa a ser gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dando início aos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.

O ministro da Educação Camilo Santana destacou a importância da iniciativa. “Esta é uma iniciativa muito importante, teremos um hospital do SUS atendendo a todos da região. Um hospital que vai atender ao ensino, à pesquisa e, principalmente, à população que precisa. No mais tardar, queremos que a unidade esteja em pleno funcionamento no segundo semestre deste ano”, afirmou ele.

O hospital Aladin Elias conta com leitos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e de queimados, além de enfermarias de urgência e emergência pediátrica. A partir do acordo com o MEC, a unidade passará a ter 203 leitos de internação clínica e cirúrgica – sendo 20 de UTI adulto, 10 de reservas técnicas, 10 de neonatal e 15 de unidades de cuidados intermediários para bebês. A estrutura também contará com ambulatório, centro cirúrgico e atendimento em oncologia, com quimioterapia.

De acordo com o ministro a unidade será o primeiro hospital público da região e o próximo passo é a elaboração de planejamento para a contratação de 1.200 pessoas, a aquisição dos equipamentos e as adaptações necessárias.

Prestigiando o momento histórico, Bia de Lima elogiou a parceria. “O que presenciamos aqui é algo importantíssimo. Uma unidade de saúde que vai colaborar com a formação de profissionais da saúde, bem como ampliar o atendimento médico de toda a região. É o Governo Federal fazendo a diferença no nosso estado”, declarou a parlamentar.

Com informações do Ministério da Educação

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.