Reconhecimento: Projeto de Bia de Lima valoriza professores de apoio, banda de música, teatro e intérpretes de libras

Após rejeição de emenda ao Plano de Carreira do Magistério, na Comissão de Constituição e Justiça, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que busca garantir direitos e benefícios aos professores de artes, música, dança, teatro, banda de música, apoio e intérpretes de libras. Para isso, a proposta pede alteração na Lei nº 13.909, de 25 de setembro de 2001.

Entre os benefícios pretendidos estão a concessão da gratificação pelo eventual desempenho de funções em lugar insalubre ou perigoso, enquanto durar o problema; gratificação por dedicação exclusiva ao professor em efetivo exercício de regência de classe, que incidirá sobre o vencimento de seu cargo efetivo, para uma jornada semanal de trabalho de 40 horas; gratificações pela elaboração ou execução de trabalho técnico ou científico, participação em programas pedagógicos especiais; prestação de serviços extraordinários; e exercício de função de instrutor em programas de qualificação e atualização profissional, para professores e demais servidores da educação.

Na justificativa ao PL, a deputada sustenta a importância de reconhecer a arte, em suas mais diversas manifestações, como um campo do saber cujo conhecimento deve ser transmitido e estimulado, destacando ainda a necessidade da inclusão de professores de apoio e intérpretes de libras, de modo a reconhecer o essencial papel que desempenham na educação inclusiva, proporcionando acessibilidade no meio acadêmico.

“Queremos assegurar a valorização a esses profissionais, que atuam junto à comunidade na função basilar de formação de indivíduos, buscando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, com isso, promover a melhoria da qualidade da educação básica no país”, ressalta Bia.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

"Tenho muito orgulho de caminhar ao lado dos profissionais da educação. São trabalhadores e trabalhadoras que, historicamente, lutam por valorização, pelo fortalecimento de seus planos de carreira e por melhores condições salariais. No Parlamento, temos levantado essas bandeiras porque entendemos que defendê-las também significa defender todos aqueles que fazem a escola funcionar todos os dias", afirmou.

Na ocasião, a deputada reforçou em sua fala a defesa ao protagonismo feminino, à autonomia econômica das mulheres rurais e ao enfrentamento à violência de gênero. “Cada vez mais nós vamos nos organizando para fazer com que as mulheres consigam ter seus espaços, consigam ter possibilidade de também não só trabalhar, mas ter seu dinheiro, ter sua liberdade, ter sua autonomia, ser respeitadas”, destacou.

Durante a solenidade, Bia destacou a importância de iniciativas que ampliam horizontes e oferecem novas perspectivas para a juventude. “São 53 anos de trabalho, de formação, de abrir portas para a juventude, conseguir ter oportunidades, conseguir entrar no mercado de trabalho já com qualificação. É uma honra homenagear o CAMP e as pessoas que atuam para garantir que a nossa juventude tenha formação, aprendizado e profissionalização para construir uma vida digna e realizar seus sonhos”, afirmou a parlamentar.