Ensino público: Bia de Lima solicita troca de salas de placa em colégio de Goiânia

Por meio de requerimento apresentado nesta terça-feira, 11, a deputada estadual Bia de Lima (PT) solicitou a reforma do Colégio Estadual Jardim Europa, no município de Goiânia, com a substituição das salas de aula de placa de concreto por salas de alvenaria.

Por meio de requerimento apresentado nesta terça-feira, 11, a deputada estadual Bia de Lima (PT) solicitou a reforma do Colégio Estadual Jardim Europa, no município de Goiânia, com a substituição das salas de aula de placa de concreto por salas de alvenaria. O documento deve ser enviado ao governador do estado, Ronaldo Caiado (UB), e à secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

Segundo Bia de Lima, o governador firmou o compromisso, ainda em 2020, de que até o final do mandato, Goiás não teria mais nenhuma escola de placa, fala que foi reforçada pela titular da pasta da Educação.

A parlamentar ressalta que o empenho na substituição das escolas de placa por alvenaria foi relembrado, ainda, com a retomada das obras de 120 escolas por meio de compromisso firmado em 2023 entre o Estado de Goiás e o Ministério da Educação (MEC).

“Contudo, apesar dos referidos enunciados, a existência das escolas de placa ainda é uma realidade em Goiás, a exemplo do Colégio Estadual General Curado que ainda possui salas de aula com estrutura de placa. É preciso lembrar ainda que com as constantes temperaturas elevadas e ondas de calor que vêm afetando a população, a existência das estruturas de placas configuram um risco à saúde e bem-estar dos alunos e dos professores, razão pelo qual encaminha-se o presente expediente”, completou Bia de Lima.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.