Desenvolvimento Urbano: Bia de Lima promove reunião para discutir a 6ª Conferência Estadual das Cidades

O objetivo do encontro foi debater e estimular os cidadãos a discutirem um projeto de desenvolvimento sustentável para as cidades.

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 7, no auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa da deputada estadual Bia de Lima (PT), uma reunião para discutir a 6ª Conferência Estadual das Cidades, cujo tema é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para as cidades inclusiva, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que deve acontecer em setembro deste ano, após 10 anos de espera.

A reunião foi coordenada pelo advogado e representante da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO) no Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Sebastião Ferreira Leite, conhecido como Juruna. A parlamentar foi representada pela chefe de gabinete, Sandra Cabral. Porém, Bia de Lima ressaltou que a participação da população nesse processo é fundamental para entender as demandas de cada cidade.

“Nós estamos preparando diversos segmentos sociais para produzirmos um documento para somar com as Conferências das Cidades, que é uma forma da gente democratizar as demandas de cada cidade e não ficar só para este ou aquele prefeito. Mas, acima de tudo, a população precisa ser ouvida para falar suas preocupações e suas demandas’, disse.  

O encontro tinha como objetivo debater e estimular os cidadãos a discutirem um projeto de desenvolvimento sustentável para as cidades, especialmente, neste ano eleitoral, bem como inspirar as proposições de soluções para os problemas e desafios dos municípios. Mais de 10 entidades como a União Estadual de Moradia Popular, o Movimento de Trabalhadores por Direitos, a Nação Hip-Hop, a Defensoria Pública de Goiás, a Ademi, o Crea Associação Habitacional Vida Nova, Associação Habitacional Renascer, Associação por Moradia Popular em Goiás, Central de Movimentos Populares em Goiás, Associação Nova Morada e Associação Habitacional e Construção Civil do Brasil participaram da atividade.

Na ocasião, os participantes deliberaram novos encontros e reuniões para avançar as discussões, já que as conferências municipais das cidades devem ser convocadas pelo poder público até o próximo dia 30 de maio. Dessa forma, as entidades se comprometeram a seguir unidas e organizarem as conferências, até a realização do evento estadual.

As conferências foram convocadas pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.