Reconhecimento: Bia de Lima apresenta projeto que declara de utilidade pública Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás

De acordo com Bia de Lima, a entidade é fundamental no trabalho e luta pela garantia dos direitos e sobrevivência do público LGBTQIAPN+.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou um projeto de resolução, nesta terça-feira (23/4), para declarar de utilidade pública a Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás.

Segundo a parlamentar, a proposta tem como objetivo reconhecer a Associação, com sede em Goiânia e fundada em 2009. A entidade tem como objetivos:

– Promoção e incentivo de atividades de qualquer tipo que possa contribuir para a realização de eventos comemorativos do orgulho LGBT;

– Assessoria e consultoria a todas as ONGs e associações da capital e do interior do estado que estejam promovendo eventos voltados para o público LGBT;

– Promoção da defesa dos direitos de LGBT em todos seus aspectos no estado de Goiás, apoiar de forma assistencial, jurídica e psicológica com seus membros e;

– Realização de curso nas áreas de educação, saúde, direitos humanos, cidadania e voluntariado.

De acordo com Bia de Lima, a entidade é fundamental no trabalho e luta pela garantia dos direitos e sobrevivência do público LGBTQIAPN+. “A associação é muito importante nesta luta que é coletiva e deveria ser de toda a sociedade. Não podemos tolerar nenhum tipo de preconceito com este público, que deve ser respeitado. É uma população que não pode mais ter os direitos violados”, finaliza a parlamentar.

A sessão solene para a entrega da condecoração ocorreu nesta sexta-feira (17/10), no plenário Iris Rezende Machada da Assembleia Legislativa de Goiás e foi conduzida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Casa. A solenidade homenageou médicos de diferentes especialidades e regiões do Estado, reconhecendo suas contribuições ao longo do ano. Além do reconhecimento individual, o evento ressaltou o papel coletivo da classe médica, especialmente em tempos de crise sanitária, como foi o período da pandemia de covid-19.

O foco da proposta é estimular alternativas sustentáveis que não resultem na degradação do solo, perda de biodiversidade, alterações no ciclo hidrológico e emissão de gases poluentes. Para isso, a política pleiteia o fomento de práticas sustentáveis na indústria, além da agricultura.

Para a deputada Bia de Lima, a aprovação do projeto reafirma o compromisso com políticas públicas voltadas à causa animal e à segurança viária, além de fortalecer uma cultura de respeito, empatia e responsabilidade social. “Cuidar dos animais abandonados é também cuidar das pessoas e da segurança nas nossas estradas”, destacou a parlamentar.