Política: deputada Bia de Lima fala sobre preparação feminina nas disputas eleitorais

Na oportunidade, Bia de Lima ressaltou que as mulheres precisam estar preparadas e mostrarem para a sociedade a capacidade gestora que apresentam.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) falou na tarde desta quarta-feira, 23, sobre a importância da preparação feminina para ocuparem espaços públicos e participarem dos processos eleitorais. O posicionamento da parlamentar, que tem sido enfatizado e recorrente, ocorreu durante a audiência pública O Protagonismo Feminino no Legislativo, promovida pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).

Na oportunidade, Bia de Lima ressaltou que as mulheres precisam estar preparadas e mostrarem para a sociedade a capacidade gestora que apresentam. “As forças, o poderio, as disputas estão postas, mas a gente [mulheres] precisa se colocar à disposição e mostrar para a sociedade que podemos chegar aos espaços de poder e sermos boas gestoras. Em Goiânia, nunca tivemos uma mulher na gestão municipal e isso pode abrir portas para sedimentar a nossa participação política”, afirmou ela.

A parlamentar ainda destacou a violência política de gênero que sofre na Casa, por parte de um par, ressaltando que não se calará. “Para se garantir não precisa gritar, não precisa xingar. Isso não me amedronta, não vai me calar. Todas as vezes que essas agressões infringirem o regimento interno e o código de posturas desta Casa, um processo novo vai chegar, em algum momento será resolvido. Eu não vou na mesma linha, não preciso. Não vou medir minhas forças nessa linha, eu meço é na capacidade moral, na compreensão das coisas”, completou Bia.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.