Homenagem: Deputada Bia quer inclusão da Festa do Milho de Jataí no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado

A deputada estadual Bia de Lima apresentou na sessão ordinária dessa quinta-feira, 26, da Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei para incluir a Festa do Milho de Jataí no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O PL atende solicitação dos vereadores Deuzair Parente, Carlos Canzi e Vicente Mantelli.

Na justificativa do PL, a parlamentar observa que o município de Jataí, localizado no Estado de Goiás, é reconhecido por sua significativa contribuição para a produção de milho no país e que, através de anos de dedicação à agricultura, os jataienses têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da economia agrícola do estado e do país.

“A Festa do Milho é uma celebração anual que destaca a importância desta cultura e serve como uma oportunidade única para homenagear o trabalho árduo e o compromisso desses agricultores e a inclusão no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás é de extrema importância para evidenciar a relevância da agricultura e, em particular, da cultura do milho, para o município de Jataí”, salienta Bia.

Para a deputada, “a celebração não apenas homenageará os agricultores locais, mas também promoverá o turismo, impulsionará a economia local e enriquecerá o patrimônio cultural do estado”, que justifica ainda a inclusão da Festa do Milho no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado como uma forma de “fortalecer o orgulho da comunidade local, estimular o investimento na agricultura e, ao mesmo tempo, proporcionar uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a riqueza da cultura agrícola da região”.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.