Saúde: deputada Bia de Lima estabelece programa goiano para insuficiência renal

A iniciativa tem como objetivo promover a saúde renal e o acesso equitativo e de qualidade ao tratamento de hemodiálise para os pacientes com insuficiência renal em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 3, o projeto de lei que institui o “Programa Goiano de Saúde Renal”. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde renal e o acesso equitativo e de qualidade ao tratamento de hemodiálise para os pacientes com insuficiência renal em Goiás.

De acordo com a deputada, a proposta visa promover a justiça social, a igualdade e o direito à saúde para todos os cidadãos de Goiás. “A insuficiência renal é uma condição de saúde crônica que afeta significativamente a qualidade de vida das pessoas e pode levar a complicações graves. Dessa forma, é fundamental que o estado atue pró-ativamente na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dos pacientes nessa condição”, afirma Bia de Lima.

Conforme a deputada, o Programa Goiano de Saúde Renal também tem relevância econômica significativa. “A insuficiência renal, se não for adequadamente tratada, exige custos elevados com internações hospitalares, tratamentos de emergência e diálise. Esses custos recaem sobre o sistema de saúde pública e os pacientes, muitos dos quais não têm recursos financeiros para arcar com despesas médicas elevadas. Ao investir em políticas de prevenção e tratamento adequado, o programa pode reduzir os gastos públicos em longo prazo, tornando o sistema de saúde mais eficiente e sustentável. Além disso, ao melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais, eles têm maior capacidade de participação na força de trabalho, contribuindo para o crescimento econômico do estado”, conclui a parlamentar.

Entre as diretrizes do programa estão: centros de hemodiálise descentralizados em diferentes regiões do estado, visando a redução do deslocamento dos pacientes; oferta de transporte público gratuito ou subsidiado para pacientes; programa de telemedicina para o acompanhamento remoto dos pacientes e consultas médicas; serviços de hemodiálise domiciliar, entre outros.

Acesse o link https://abrir.link/G8TJV , faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.