Deputada Bia de Lima promove audiência pública contra a privatização do Ipasgo

A deputada Bia de Lima (PT), que também é Coordenadora do Fórum dos Servidores Públicos de Goiás, promove nesta sexta-feira (31/3), às 9h, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Goiás, uma audiência pública contra a privatização do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (IPASGO).

Nos últimos dias, os usuários do plano de saúde estadual foram surpreendidos com o anúncio de alteração no regime jurídico do Instituto. A proposta tem como objetivo converter o IPASGO de uma autarquia, para o Serviço Social Autônomo (SSA), passando dessa forma a ser administrado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que poderá determinar inclusive um percentual anual de reajuste, sem discussão com os usuários, como acontece hoje.

“A privatização do IPASGO, conforme está se desenhando, é um péssimo negócio para todos/as nós que há 60 anos contribuímos e construímos nosso plano de saúde. É preciso que a sociedade goiana se una na defesa dos servidores, afinal, são quase 600 mil vidas diretamente ligadas a esse plano. As discussões precisam ser aprofundadas”, afirma Bia de Lima, que critica a forma arbitrária que a proposta foi apresentada para os servidores públicos.

Por isso, a parlamentar convida todas as entidades representativas dos servidores públicos de Goiás para participarem da audiência, bem como os credenciados aos planos, no objetivo de discutir e construir uma contraproposta à apresentada pelo governo de Goiás. Quem paga tem que administrar!

Serviço

Assunto: Audiência Pública sobre mudanças no Ipasgo

Dia: 31 de março

Horas: 9h

Local: Sala das Comissões – 2º andar – Assembleia Legislativa da Goiás

Twitter: Vamos realizar nesta sexta-feira, 31, às 9h, na Sala de Comissões da @assembleiago, uma audiência pública contra a privatização do IPASGO.

Nós, servidores públicos, vemos com muita preocupação as imposições feitas acerca da mudança do regime jurídico do plano de saúde, que pode ser transformado em Serviço Social Autônomo e, dessa forma, administrado pela ANS. O IPASGO é dos servidores públicos e quem paga tem que administrar! Por isso, convido você a vir participar deste importante debate, que atinge diretamente a vida de 600 mil pessoas! Conto com a sua participação!

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.