Bia de Lima destaca união e valorização da educação em atividades do Sintego

Durante os encontros, Bia de Lima agradeceu o apoio da categoria e reforçou que a atuação do Sintego é construída diariamente a partir da participação ativa dos seus filiados. “Cada encontro com a nossa categoria renova a certeza de que estamos no caminho certo. É na união, no diálogo e na organização coletiva que fortalecemos o Sintego e avançamos na defesa da educação pública, da valorização profissional e de melhores condições de trabalho para todos e todas”, destacou a parlamentar.

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), participou, no último final de semana, das confraternizações promovidas pelas regionais da entidade em Alvorada do Norte e Anápolis.

Em Alvorada do Norte, ao lado da base e da direção regional, Bia de Lima dialogou com os profissionais da educação, reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos da categoria e destacou a importância da luta coletiva para garantir valorização, melhores condições de trabalho e respeito aos educadores e educadoras em todo o estado.

Já em Anápolis, além da confraternização com os filiados, a deputada participou de um momento histórico para a entidade: o Lançamento da Pedra Fundamental do Salão de Eventos do Sintego de Anápolis. A iniciativa representa um importante investimento na estrutura sindical, fortalecendo o espaço de organização, formação e convivência dos trabalhadores e trabalhadoras da educação da região.

Durante os encontros, Bia de Lima agradeceu o apoio da categoria e reforçou que a atuação do Sintego é construída diariamente a partir da participação ativa dos seus filiados. “Cada encontro com a nossa categoria renova a certeza de que estamos no caminho certo. É na união, no diálogo e na organização coletiva que fortalecemos o Sintego e avançamos na defesa da educação pública, da valorização profissional e de melhores condições de trabalho para todos e todas”, destacou a parlamentar.

Segundo Bia, momentos como as confraternizações e a construção de novos espaços sindicais são fundamentais para fortalecer os vínculos entre as regionais e a direção do sindicato, além de reafirmar o papel essencial do Sintego na defesa dos direitos dos profissionais da educação, tanto na rede estadual quanto nas redes municipais.

As atividades marcaram mais um final de semana de diálogo, celebração e reafirmação do compromisso com a educação pública e com a valorização de quem constrói diariamente o futuro de Goiás.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.