Projeto da deputada Bia de Lima que garante aguardar em casa durante processo de aposentadoria é aprovado na Alego

“Estamos trabalhando há muito tempo nesse projeto. Esperamos que seja sancionado pelo Governo de Goiás, porque dessa forma, se a pessoa tem o tempo de serviço exigido, a idade necessária e todos os critérios prontos, é justo que você possa ter a sua aposentadoria. O governo não pode cobrar que os servidores trabalhem quase dois anos a mais só pela demora da tramitação, eles precisam se organizar e ceder os benefícios”, afirma Bia de Lima.  

Foi aprovado em definitivo, nesta quinta-feira (18), o projeto de lei de autoria da deputada estadual Bia de Lima (PT) que assegura ao servidor o direito de aguardar em casa após 90 dias com o processo de aposentadoria em andamento. De acordo com a parlamentar, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a aprovação representa uma grande vitória dos trabalhadores da categoria.

“Estamos trabalhando há muito tempo nesse projeto. Esperamos que seja sancionado pelo Governo de Goiás, porque dessa forma, se a pessoa tem o tempo de serviço exigido, a idade necessária e todos os critérios prontos, é justo que você possa ter a sua aposentadoria. O governo não pode cobrar que os servidores trabalhem quase dois anos a mais só pela demora da tramitação, eles precisam se organizar e ceder os benefícios”, afirma Bia de Lima.  

A conquista garante mais dignidade e respeito aos servidores públicos de Goiás, especialmente, os da Educação, que já foram penalizados com a perda da aposentadoria especial, e não serão mais obrigados a permanecer em atividade enquanto aguardam a conclusão do processo de aposentadoria.

“Este projeto é fruto da escuta da categoria e da luta permanente do SINTEGO, que há anos denuncia a morosidade nos processos de aposentadoria e seus impactos na saúde e na vida dos trabalhadores da Educação”, ressalta Bia.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.