Bia de Lima reforça compromisso com a educação em confraternização do Sintego em Aparecida de Goiânia

A deputada reforçou seu papel como representante da categoria no parlamento goiano, lembrando que é a única deputada da educação eleita após mais de duas décadas. Para ela, é fundamental que a educação tenha voz própria nos espaços de decisão. “Precisamos falar com propriedade, com conhecimento de causa, sobre a dor, a luta e os desafios de quem está no chão da escola, construindo a educação todos os dias nos municípios e no estado”, destacou.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), participou na segunda-feira (16/12) da confraternização da regional sindical da entidade em Aparecida de Goiânia. O encontro reuniu educadoras e educadores da rede pública, além da direção regional do sindicato, em um momento de celebração, diálogo e reafirmação de compromissos com a educação pública.

Durante a atividade, Bia de Lima agradeceu os votos recebidos e a confiança da categoria, que garantiram sua reeleição à presidência do Sintego. Em sua fala, a parlamentar destacou a importância da presença sindical nos municípios e ressaltou a força da organização da entidade em todo o estado.

“A educação precisa estar presente onde os trabalhadores e trabalhadoras estão. Os municípios clamam pela presença do Sintego, e é por isso que temos uma diretoria ampla, forte e comprometida com cada realidade local”, afirmou Bia de Lima, ao defender a articulação entre as pautas municipais e estaduais da educação.

A deputada também reforçou seu papel como representante da categoria no Parlamento goiano, lembrando que é a única deputada da educação eleita após mais de duas décadas. Para ela, é fundamental que a educação tenha voz própria nos espaços de decisão. “Precisamos falar com propriedade, com conhecimento de causa, sobre a dor, a luta e os desafios de quem está no chão da escola, construindo a educação todos os dias nos municípios e no estado”, destacou.

Ao encerrar, Bia de Lima enfatizou que o Sintego é uma entidade coletiva, construída pela categoria e a serviço da luta por direitos, valorização profissional e uma educação pública de qualidade. “Só quem vive a realidade da sala de aula sabe o quanto essa luta é desafiadora. E é exatamente por isso que o sindicato se torna tão necessário e tão importante”, concluiu.

“O plano de carreira dos administrativos da Rede Estadual de Educação foi aprovado desde 2023, mas até hoje nada foi implementado. É um vexame absoluto não garantir seque o enquadramento que, na lei aprovada, dava um prazo de seis meses, depois o governo postergou mais seis meses e já tem dois anos e, agora, por decreto, colocou mais dois anos”, afirmou ela.

De acordo com ela, o pedido de emenda não foi acatado, no entanto, o objetivo foi atendido. Segundo Bia, os valores que estão no Fundo Estadual da Primeira Infância serão usados para auxiliar as cidades, no ano de 2026, no atendimento à primeira infância. “Fazer com que a gente tenha esse recurso é uma medida efetiva para ajudar as prefeituras a atender essa demanda e destinando recursos para a primeira infância, o que é muito importante. Esse era justamente o propósito pelo qual nós apresentamos a nossa emenda”, declarou.

“Estamos trabalhando há muito tempo nesse projeto. Esperamos que seja sancionado pelo Governo de Goiás, porque dessa forma, se a pessoa tem o tempo de serviço exigido, a idade necessária e todos os critérios prontos, é justo que você possa ter a sua aposentadoria. O governo não pode cobrar que os servidores trabalhem quase dois anos a mais só pela demora da tramitação, eles precisam se organizar e ceder os benefícios”, afirma Bia de Lima.