Bia de Lima apresenta emenda para garantir recursos à reestruturação do plano de carreira da educação estadual

A parlamentar destaca que recursos destinados à reestruturação do plano de carreira fortalecem a educação básica, contribuem para a retenção de profissionais qualificados, reduzem a rotatividade e estimulam melhores resultados educacionais.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou uma emenda que modifica o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 com o objetivo de assegurar recursos específicos para a reestruturação do plano de carreira dos professores e dos servidores administrativos da rede estadual de ensino. A iniciativa reforça o compromisso da parlamentar com a valorização da categoria e com o fortalecimento da educação pública em Goiás.

A proposta cria uma nova ação orçamentária vinculada à Secretaria de Educação do Estado, destinada exclusivamente aos investimentos necessários para modernizar e reestruturar o plano de carreira. Para viabilizar essa iniciativa, a emenda realoca R$ 1.608.964,05, valor oriundo da programação de ampliação da divulgação de informações culturais e institucionais do estado de Goiás. A redução representa apenas 15% da dotação original, preservando a execução essencial dessa área.

Segundo a emenda, a medida mantém o equilíbrio orçamentário da PLOA 2026 e direciona recursos para uma política estratégica de valorização dos profissionais da educação, considerada pela deputada como uma condição indispensável para a melhoria da qualidade do ensino público.

Para Bia de Lima, investir na carreira dos educadores é investir diretamente no futuro de Goiás. A parlamentar destaca que recursos destinados à reestruturação do plano de carreira fortalecem a educação básica, contribuem para a retenção de profissionais qualificados, reduzem a rotatividade e estimulam melhores resultados educacionais.

A realocação dos recursos também demonstra, segundo a justificativa da emenda, responsabilidade social e eficiência na alocação orçamentária, especialmente em um cenário de limitações fiscais. “Garantir que o orçamento priorize ações que impactam diretamente a sala de aula é um compromisso com o interesse público e com a valorização de quem faz a educação acontecer”, afirma a deputada.

Com essa ação, a deputada reforça seu compromisso de longa data com a educação e segue trabalhando para garantir que os profissionais da rede estadual tenham reconhecimento, condições dignas de trabalho e uma carreira que valorize e estimule seu papel fundamental na sociedade.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.