Deputada Bia de Lima critica retirada de recursos da saúde para compra de imóvel e vota contra a proposta

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada estadual Bia de Lima (PT) fez um pronunciamento firme contra a destinação de mais de R$ 100 milhões da área da saúde para a compra de um imóvel da Caixa Econômica Federal no centro de Goiânia. Para a parlamentar, a medida é inaceitável, incoerente e desrespeitosa com as reais necessidades da população goiana.

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada estadual Bia de Lima (PT) fez um pronunciamento firme contra a destinação de mais de R$ 100 milhões da área da saúde para a compra de um imóvel da Caixa Econômica Federal no centro de Goiânia. Para a parlamentar, a medida é inaceitável, incoerente e desrespeitosa com as reais necessidades da população goiana.

Goiás convive diariamente com uma realidade distante da propaganda oficial. É necessário garantir que o recurso chegue na ponta, valorizando os profissionais da saúde, garantindo condições para o pagamento do piso da enfermagem e assegurando o funcionamento adequado de serviços como o Samu. A deputada destacou que o debate não é isolado, mas envolve desdobramentos importantes para o atendimento à população. Segundo ela, transferir um volume tão expressivo de recursos para adquirir um prédio, enquanto faltam investimentos essenciais na saúde, demonstra falta de bom senso.

Bia de Lima também ressaltou que muitos goianos aguardam há meses por cirurgias eletivas e tratamentos humanizados, enquanto o governo alega falta de verbas. “É inadmissível dizer que não há dinheiro para atender quem está sofrendo e, ao mesmo tempo, reservar mais de R$ 100 milhões da saúde para comprar um imóvel. Isso não condiz com a finalidade essencial dos recursos públicos”, pontuou.

A parlamentar concluiu afirmando que o momento é inadequado para esse tipo de destinação orçamentária e pediu responsabilidade ao governo. “Se quiser comprar esse imóvel, que busque recursos de outras áreas não da saúde, nem da educação. Meu voto é contrário e reafirmo minha posição em defesa do nosso povo e da boa aplicação dos recursos públicos”, finalizou.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.