Aliada na luta antirracista, deputada Bia de Lima enaltece o povo negro e a promoção da igualdade racial

Como parlamentar, Bia de Lima já propôs leis específicas para a comunidade negra como o reconhecimento das comunidades quilombolas e povos tradicionais como agentes ambientais; o Dia Estadual de Luta contra o encarceramento da juventude negra; a política para o reconhecimento da diversidade capilar, entre outros. Além das ações propostas, ela promoveu uma sessão solene que concedeu o Certificado do Mérito Legislativo a mais de 180 personalidades negras, em reconhecimento aos expressivos serviços prestados à promoção da igualdade racial e justiça social na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Neste segundo ano em que se celebra o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, a deputada estadual Bia de Lima reforça sua luta ao lado da população negra, especialmente, em Goiás, onde atua.

Como parlamentar, Bia de Lima já propôs leis específicas para a comunidade negra como o reconhecimento das comunidades quilombolas e povos tradicionais como agentes ambientais; o Dia Estadual de Luta contra o encarceramento da juventude negra; a política para o reconhecimento da diversidade capilar, entre outros. Além das ações propostas, ela promoveu uma sessão solene que concedeu o Certificado do Mérito Legislativo a mais de 180 personalidades negras, em reconhecimento aos expressivos serviços prestados à promoção da igualdade racial e justiça social na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

A deputada também fez duas proposituras importantes para concessão de títulos de cidadania goiana a mulheres negras que impactam a vida dos brasileiros. O primeiro deles foi para a professora Maria Zita Ferreira, que dedicou a vida à valorização da cultura afro-brasileira, à educação e à promoção da igualdade racial em Goiás. O segundo é para a cantora e ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes.

“Como uma mulher branca, reconheço os meus privilégios e, por isso, coloco a minha voz à disposição do povo negro. O protagonismo da luta antirracista é da própria comunidade negra, mas sou uma aliada incansável em busca de justiça racial no nosso país. Queremos mais acesso a saúde, educação, ver pessoas negras em todos os ambientes, inclusive, os de poder”, afirma a deputada.

Ainda segundo Bia de Lima, todas as propostas que já apresentou enquanto parlamentar, ainda que não direcionadas, incluem esta grande parcela da população. “Quando apresentou um projeto por mais empregos, por proteção à saúde das mulheres, por mais acesso a qualquer coisa que seja, tudo isso contribui com a comunidade negra do nosso estado”, declara.

Abraço Negro

O Abraço Negro é um projeto abraçado pela deputada Bia de Lima, realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), em alusão ao Dia da Consciência Negra.

A iniciativa, que homenageia personalidades negras e tem como objetivo promover uma Educação Antirracista nas escolas, foi criado há 24 anos, na Escola Municipal Evangelina Pereira da Costa, na capital goiana, e, atualmente, é realizada em diversos municípios do estado, por meio das regionais sindicais da entidade, e ainda em Minas Gerais, no Distrito Federal, em São Paulo e na Bahia.

O Movimento Negro Unificado (MNU) e o Centro de Referência Negra Lélia Gonzales (Crelengo) também integram o projeto, que faz parte do Calendário de Eventos da Educação e da Cultura em Goiás.

Nos anos de 2023 e 2024, alunos de diversas escolas ocuparam a Assembleia Legislativa para fortalecer o combate ao racismo. Para Bia, a realização no evento no espaço da Alego é bastante representativo.

“É muito importante trazer o Abraço Negro para a Casa de Leis. Queremos sempre prestigiar, enaltecer e valorizar o povo negro. No nosso País, todo mundo tem que ser respeitado, e essa educação deve ser construída junto aos pequenos, para que esses estudantes cresçam com uma mentalidade sem racismo, crime que afronta a dignidade humana”, declara.

Veja os projetos de Bia de Lima para a comunidade negra que estão em tramitação na Alego:

  • PL 8514/23 – Dia Estadual de Luta contra o Encarceramento da Juventude Negra
  • PL 6605/23 – Reconhecimento das comunidades quilombolas e povos tradicionais como agentes ambientais no Cerrado
  • PL 6604/23 – Política de Diversidade Capilar no Estado de Goiás
  • PL 2885/24 Projeto para reconhecer Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás
  • PL 11725/2025 – Projeto de Cadastro Estadual de Saberes Tradicionais Femininos
  • PL 5633/2025 – Reconhecimento do Grafite e Muralismo como Manifestações Artísticas
  • PL 5407/23 – Institui o Programa Estadual Casa da Doméstica
  • PL 6603/23 – Política Estadual de Prevenção e Repressão à Intolerância Religiosa
  • PL 1695/23 – Vedação ao Emprego de Arquitetura Hostil em Espaços Públicos

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.