Bia de Lima homenageia o médico Halim Girade com a Comenda Nabyh Salum

A sessão solene para a entrega da condecoração ocorreu nesta sexta-feira (17/10), no plenário Iris Rezende Machada da Assembleia Legislativa de Goiás e foi conduzida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Casa. A solenidade homenageou médicos de diferentes especialidades e regiões do Estado, reconhecendo suas contribuições ao longo do ano. Além do reconhecimento individual, o evento ressaltou o papel coletivo da classe médica, especialmente em tempos de crise sanitária, como foi o período da pandemia de covid-19.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) homenageou o médico Halim Antônio Girade com a Comenda Nabyh Salum, como profissional da medicina que se destaca pela atuação em benefício da sociedade goiana. A sessão solene para a entrega da condecoração ocorreu nesta sexta-feira (17/10), no plenário Iris Rezende Machada da Assembleia Legislativa de Goiás e foi conduzida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Casa.

A solenidade homenageou médicos de diferentes especialidades e regiões do Estado, reconhecendo suas contribuições ao longo do ano. Além do reconhecimento individual, o evento ressaltou o papel coletivo da classe médica, especialmente em tempos de crise sanitária, como foi o período da pandemia de covid-19.

“Ter disso indicado foi uma honra imensa e faz com que a gente se sinta mais responsável e continue se preocupando com a área da saúde pública, que é a minha área, ainda mais por ter sido lembrado em nome de Nabyh Salum, que foi um homem fantástico dentro da medicina de Goiás. Agradeço muito a deputada pela homenagem e espero que todos os médicos, que trabalham com saúde pública, se sintam representados nesse momento”, ressaltou Halim Girade.

Dedicação à saúde pública

Halim Antônio Girade, de 70 anos, é graduado pela Faculdade de Medicina de São Paulo (1982), mestre em Ciência Política pela Unieuro (DF) e coordenador nacional do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), além de assessor para a primeira infância do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

Médico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, ele é autor e coordenador de várias publicações em Desenvolvimento Infantil e Direitos das Crianças pelo Unicef, de Saúde Pública e atenção primária de saúde pelo Ministério da Saúde, bem como de outras entidades destinada a análise de situações de saúde e de indicadores para a tomada de decisões de direitos, no fortalecimento dos municípios e das famílias na atenção às crianças.

Comenda Nabyh Salum

Instituída em 2017, por meio de iniciativa do então deputado Hélio de Sousa, a comenda leva o nome do médico, professor e pesquisador Nabyh Salum, personalidade das mais influentes da história da medicina em Goiás. Fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Salum também foi incentivador do associativismo médico e teve papel fundamental na criação da Associação Médica de Goiás (AMG) e na idealização do Órion Business & Health Complex.

O foco da proposta é estimular alternativas sustentáveis que não resultem na degradação do solo, perda de biodiversidade, alterações no ciclo hidrológico e emissão de gases poluentes. Para isso, a política pleiteia o fomento de práticas sustentáveis na indústria, além da agricultura.

Para a deputada Bia de Lima, a aprovação do projeto reafirma o compromisso com políticas públicas voltadas à causa animal e à segurança viária, além de fortalecer uma cultura de respeito, empatia e responsabilidade social. “Cuidar dos animais abandonados é também cuidar das pessoas e da segurança nas nossas estradas”, destacou a parlamentar.

A parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), falou sobre as perdas dos profissionais ao longo dos últimos anos no âmbito da Rede Estadual de Educação, mas ressaltou a resiliência e a força desses profissionais que seguem lutando por valorização e melhores condições de trabalho.