Bia de Lima recebe ofícios do Gaepe para melhorias da educação infantil em Goiás

“Defender a primeira infância é defender o futuro do nosso estado. Não podemos permitir que milhares de crianças fiquem sem acesso à creche ou à pré-escola. Vamos trabalhar juntos para buscar soluções concretas e cobrar os investimentos necessários”

A deputada estadual Bia de Lima recebeu, nesta quarta-feira,17/09, dois ofícios do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (Gaepe), resultado de uma construção coletiva voltada à defesa da primeira infância.

Em um dos documentos, foi destacada a necessidade urgente de ampliar o atendimento na educação infantil, com a construção de 396 novas creches e a ampliação de 23 unidades já existentes. No outro, o Gaepe solicita a realização de uma audiência pública para aprofundar o debate sobre o tema.

De acordo com dados do Gaepe Brasil, atualmente 39.155 crianças em Goiás estão sem vagas em creches, enquanto outras 6.821 em idade de pré-escola ainda não frequentam escolas. O custo estimado para atender à demanda é de mais de R$ 2,1 bilhões, utilizando o modelo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Para a deputada Bia de Lima, o trabalho coordenado entre União, Estado e municípios é essencial para garantir o direito constitucional à educação infantil, previsto também no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Defender a primeira infância é defender o futuro do nosso estado. Não podemos permitir que milhares de crianças fiquem sem acesso à creche ou à pré-escola. Vamos trabalhar juntos para buscar soluções concretas e cobrar os investimentos necessários”, afirmou a deputada.

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia, que faz parte do Gaepe, seguirá acompanhando a pauta e oferecendo subsídios técnicos para fortalecer políticas públicas eficientes e de qualidade voltadas à primeira infância.

Participaram da reunião a professora Ester Carvalho (Uncme seccional Goiás), professor Márcio Carvalho (Uncme-GO), ⁠Dr. Célio Natal – Associação dos Procuradores Municipais do Estado de Goiás (APMEGO), ⁠Dra. Vanessa Goulart Barbosa (MPGO), Conselheiro Fabrício Motta (TCM-GO), ⁠professora Telma Aparecida (Forum Goiano Educação Infantil), professora Cíntia (Undime-GO), professor Jaime Ricardo (SME Goiânia), Daniel kenji Sano – Defensoria Pública-GO

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.